top of page
Buscar
  • grupomaxoliveira

Importância de um Plano de Manutenção Predial


Edifícios são construídos para atenderem seus usuários por muitos anos, e durante este longo período todas as instalações devem se manter adequadas para a utilização que se destinam.

Quando um novo empreendimento é entregue seu processo construtivo não termina, portanto, é de extrema importância que as edificações tenham um plano de manutenção predial adequado para que sua vida útil seja prolongada.



O que é Vida Útil de uma edificação?

É o período em que um edifício e todo o seu sistema é utilizado para as referidas atividades para as quais foram projetados e construídos, atendendo os níveis de desempenho previstos nas normas técnicas vigentes, considerando a periodicidade e a correta execução dos processos de manutenção previstos.

Para se atingir a vida útil prevista no respectivo projeto, os usuários da edificação devem seguir: as instruções do manual de uso, operação e manutenção adequados; as instruções dos fabricantes de equipamento e recomendações técnicas das inspeções prediais e um plano de manutenção predial elaborado por um engenheiro capacitado.


Manutenção predial

A manutenção predial é um conjunto de atividades a serem realizadas a fim de conservar a capacidade funcional de uma edificação e de suas partes constituintes com o intuito de atender as necessidades e segurança dos seus usuários.

As manutenções são dividas, principalmente, em dois grupos: corretivas e preventivas.


Manutenção corretiva

Esta espécie de manutenção não segue nenhum planejamento prévio, sendo apenas uma ação imediata, muitas vezes em caráter emergencial, com o intuito de corrigir possíveis falhas.

É caracterizada por serviços que demandam uma intervenção imediata a fim de permitir a continuidade do uso de determinado sistema ou componente de uma edificação, ou até mesmo evitar grandes prejuízos aos seus usuários.

Esta estratégia é menos vantajosa, pois certamente terá uma diminuição drástica na vida útil de um equipamento ou sistema de uma edificação, acarretando por consequência em um custo ainda maior.


Manutenção Preventiva

A manutenção preventiva é basicamente um conjunto de atividades que visa evitar falhas nas instalações, uma vez que estabelece um planejamento prévio, assegurando o perfeito funcionamento de um sistema.

Com a realização deste tipo de manutenção a vida útil da edificação é aumentada.


Fonte: FB Laudos de Engenharia

59 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Importância do AVCB

Para os proprietários da edificação é importante o AVCB porque esse é um dos documentos que garante o funcionamento do estabelecimento, caso seja usado comercialmente ou como uma indústria. Ele também

bottom of page